
Dayse Rocha
ARACAJU- SE
2012
RESUMO
Este relatório de pesquisa
foi desenvolvido com o objetivo de conhecer o conceito de sustentabilidade e
suas peculiaridades abordadas por ONG’s, conferências e obras de autores
renomados como SILVA ,
GADOTTI e VYGOTSKY. Espera-se também que
essa pesquisa proporcione aos acadêmicos da área de pedagogia, o conhecimento
sobre as práticas educacionais que são usadas pelas escolas à respeito do tema
sustentabilidade destacando as contribuições que uma nova cultura pode
proporcionar às gerações futuras do nosso planeta.
INTRODUÇÃO
Segundo as Nações Unidas, dos últimos anos, a expressão
"desenvolvimento humano" passou a ser usado para designar, uma
sociedade capaz de satisfazer as necessidades das gerações de hoje sem
comprometer a capacidade e as oportunidades das gerações futuras.
A Constituição Federal de 1988, incorporou o conceito de
desenvolvimento sustentável e foi a primeira da história brasileira a dedicar
um capítulo ao meio ambiente.
Ela estabelece no artigo 225, que:
"Todos tem direito ao meio ambiente
ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia
qualidade de vida, impondo‐se ao poder público e à coletividade o dever de defendê‐lo e preservá‐lo para as presentes e futuras gerações".
O parágrafo terceiro desse mesmo artigo estipulou que:
"As condutas e atividades consideradas lesivas
ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, as
sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os
danos causados".
A previsão de sanções penais significa a criminalização das atividades
lesivas ao meio ambiente, o que foi regulamentado somente dez anos depois, em
1998, com a Lei 9.605 conhecida como a Lei dos Crimes Ambientais.
“A
Unesco patrocinou em 1997 na Tessalônica (Grécia) uma conferência internacional
sobre ‘meio ambiente e sociedade’, centrada no tema da educação. A Conferência
da Tessalônica seguiu os passos das reuniões anteriores da Unesco - Tbilisi
(1977), Jomtien (1990), Toronto (1992),Istambul (1993) - e a série de
conferências das Nações Unidas iniciada em 1992 com a Rio-92, seguida pelas de
1994 no Cairo (população), em 1995 em Copenhague (desenvolvimento social) e
Beijing (sobre a mulher) e de 1996 em Istambul (assentamentos humanos). Três
anos antes, a Unesco havia lançado a iniciativa internacional sobre ‘educação
para um futuro sustentável’, reconhecendo que a educação era a ‘chave’ do
desenvolvimento sustentável e autônomo.” (GADOTTI, 2000, p. 87)
Está pesquisa foi realizada com o objetivo de conhecer sobre o trabalho
desenvolvido pelos profissionais da educação para o desenvolvimento
sustentável.
O método utilizado trata-se de uma pesquisa bibliográfica que consiste na
busca de uma problematizacão de uma pesquisa utilizando referencias publicadas.
O objetivo geral dessa pesquisa é conhecer
sobre o tema sustentabilidade na área da educação.
Os
objetivos específicos são: descrever o conceito de sustentabilidade, conhecer
como é abordado a temática em sala de aula, conhecer as principais conferencias
sobre o meio ambiente.
DIMENSÕES
DO ECODESENVOLVIMENTO
Social – Visa à diminuição das
diferenças econômicas e a melhoria da qualidade de vida da população com a
distribuição de renda.
Econômica – Consiste em regularizar
os investimentos com a compatibilidade entre a produção e o consumo.
Ecológica- Trata-se de diminuição do uso dos recursos naturais, redução dos
resíduos tóxicos e da poluição.
Cultural- Incentiva às mudanças que beneficie aos problemas locais de uma
comunidade.
Espacial- Consiste no equilíbrio rural e urbano de migrações com práticas
agrícolas não agressiva à saúde e ao ambiente.
Política – Visa à construção de
espaços comunitários proporcionando autonomia aos governos locais.
Ambiental – Consiste em equilibrar os
ecossistemas, e trata de todas as dimensões anteriores de modo mais complexos.
A ECOPEDAGOGIA
A preservação do meio ambiente depende da conscientização ecológica e
para isso é necessário a adesão da ecopedagogia que relata a vivência cotidiana
com o outro.
A ecopedagogia é um movimento
que ocorre para suprir a educação ambiental e consiste na aprendizagem
comunitária, mas ela só tem sentido se a preocupação não estiver centrada apenas
na preservação da natureza, mas sim em um novo modelo de civilização ecologicamente
sustentável que implica em mudanças na economia e principalmente na cultura.
A educação sustentável não se restringe a relação saudável com o meio
ambiente, mas também com o que fazemos em nossa vida cotidiana.
Segundo Vygotsky (1994), é através da
cultura que o indivíduo fornece as simbologias para representar a realidade que
segundo Vygotsky, podem ser construídas no convívio social.
Segundo Silva (2006), apesar das atuais propostas
pedagógicas e curriculares apresentarem novos conceitos como a transversalidade
(os conhecimentos das disciplinas vão além dos temas sociais para que o
conteúdo pedagógico adquira sentido), interdisciplinaridade (o uso de várias
disciplinas para abordar um tema) e transdisciplinaridade (abordagem de
um tema em busca de compreensão da complexidade), suas disciplinas tradicionais continuam.
As disciplinas do ensino fundamental permite a formação de
indivíduos autônomos, críticos e solidários como requer a EA. A Educação
Ambiental busca melhor possibilidade para alcançar seus objetivos educacionais
por meio da interdisciplinaridade.
PRINCIPAIS CONFERENCIAS MUNDIAIS
Ø Clube
de Roma: Realizado por
cientistas de vários países que tinham a intenção de estudar os problemas
mundiais analisando um estudo chamado Limites do crescimento que foi publicado em 1971. Esse
estudo analisou cinco variáveis: tecnologia, população, nutrição, recursos
naturais e meio ambiente, concluindo que o planeta entraria em colapso
até o ano 2000 caso fossem mantidas as tendências de produção e consumo
vigentes.
Ø Estocolmo (Suécia) 1972: Foram discutidas as polêmicas sobre o
antagonismo entre desenvolvimento e meio ambiente apresentadas em 1971 pelo
Clube de Roma.
Ø RIO‐92: A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e
Desenvolvimento, também conhecida com Cúpula da Terra, Rio‐92 ou Eco‐92, foi realizada em 1992 no Rio de
Janeiro e reuniu representantes de 178 países, além de milhares de membros de organizações
não governamentais (ONGs), numa conferência paralela. Esse encontro teve como subsídio
o Relatório Brundtland (surgidas na Estocolmo‐72, trata-se de um estudo, que defendia o desenvolvimento para todos), visando
alterar o atual modelo consumista de desenvolvimento para outro, ecologicamente
mais sustentável.
Ø
Convenção
sobre Biodiversidade: Em
vigor desde 1993, essa convenção tenta frear a destruição da fauna e da flora.
Ø Convenção sobre Mudanças Climáticas: Em vigor desde 1994, com o objetivo de
atenuar o agravamento do efeito estufa etc.. Nessa convenção, foi assinado o Protocolo
de Kyoto (Japão, 1997), visando à redução da emissão de poluentes na
atmosfera.
Ø
RIO
+ 10: Foi realizada em
Johanesburgo, África do Sul em 2002. Reuniu delegações de 191 países. O
principal objetivo foi realizar um balanço dos resultados práticos obtidos
depois da Rio‐92.
Ø Agenda 21: Foi criada a Comissão de Desenvolvimento Sustentável, sediado em Nova York e vinculado
à ONU, agrega 53 países membros, inclusive o Brasil. É um programa para a
implantação de um modelo de desenvolvimento sustentável em todo o mundo.
Ø COP ‐ 15: Também chamada de Conferência
de Copenhague ou Cimeira de
Copenhague, foi realizada em 2009 em Copenhague Dinamarca e
discutiu como reagir ao aquecimento global atual.
Ø COP ‐ 16: Foi realizada em 2010, em Cancún, México. Oficialmente é chamada 16ª Sessão
da Conferência das Partes (COP 16) servindo como Reunião das Partes (CMP 6) do
Protocolo de Kyoto (1997).
RESULTADOS
De acordo com os dados
dessa pesquisa, podemos aprender mais sobre o tema “sustentabilidade” não se
restringindo apenas aos conceitos, mas também uma aprendizagem ampla e complexa
sobre o referente tema.
Por meio dessa pesquisa,
pudemos conhecer mais sobre o papel do pedagogo em relação a sustentabilidade,
desenvolvimento sustentável e a importância de se desenvolver nos alunos os
hábitos de Educação Ambiental.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente
trabalho teve como principal objetivo, realizar um estudo sobre as tendências
de Educação Ambiental. Concluímos está pesquisa apresentando por meio desse
relatório, os conhecimentos que este trabalho nos proporcionou.
Estamos certos
de que essa pesquisa nos acrescentou muitíssimos conhecimentos para nossa
formação, não apenas de forma teórica, mas também para que trabalhemos em sala
de aula esse tema que é atual e importantíssimo para todos.
REFERÊNCIAS
GADOTTI,
Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo: Peirópolis, 2000
VYGOTSKY,
L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994
SILVA,
M. A. A. da . A educação ambiental em aulas de matemática no ensino
fundamental. Dissertação de mestrado, 2006. 174 p.
Sachs, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento
sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2000.
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