domingo, 7 de agosto de 2011

A historicidade bíblica




A Bíblia: Livro inspirado por Deus ou lendas milenares reescrita por escritores oportunistas?

ALGUMAS COISAS QUE DIZEM A SEU RESPEITO:

ü  Dizem que Moises não escreveu o livro do gêneses e os livros do Pentateuco.
ü  Que os nomes de Deus (Helohim, Adonai, Jeová...) eram nomes de escritores de diferentes que escreveram a Bíblia, mas que não tinham intenção em escrever algo real e sim uma ficção sem fins realísticos.
ü  Dizem que os livros do Pentateuco foram escritos no 9º século A.C (tempos muito após os eventos apresentados nele).
ü  Dizem que alguns capítulos desses livros (os iniciais do livro de números 1 a 10 chamados de documentos sacerdotais) foram escritos depois do cativeiro babilônico que terminou em 539 A.C e seu autor seria na verdade Esdras e não Moisés. 

           
Em 1979- arqueólogo israelense Gabriel BARCAI descobriu um túmulo e lá havia um minúsculo adorno de prata escrito em hebraico que foi datado há 650 anos A.C (antes do início do cativeiro) e a decifração das letras hebraica se tratava da benção sacerdotal com os nomes de Deus (Helohim, Adonai, Shalon, Sama, Elion etc).
Como não havia o papel, a escrita em feita em argila e secado ao sol. Isso fazia com que a argila durasse milhares de ano debaixo da terra.
Foram encontrados milhares de tabletes cuneiformes que foram escavados na região que compreende a antiga mesopotâmia. Eram recibos, cartas, leis, documentos de propriedade etc.
Muitos deles tinham conteúdos sobre a história da humanidade.




Os arqueólogos avaliaram e viram que muitos traziam grandes semelhanças com o que foi escrito na Bíblia muito depois desse tempo.
Coincidentemente, os antigos documentos do Egito e Mesopotâmia, chamavam o primeiro ancestral da humanidade com a escrta do seu nome variando entre:
Adamu
Adime
Adapa
Alulim
Alorus
Atûm
Adumuzi e outros.
Todas essas formas poderiam ser que constituiriam as variações ortográficas do nome Adão.
Os caracteres encontrados pareciam cunhas em miniaturas; por isso receberam o nome de Cuneiforme (escrita em forma de cunha).













Ao quebrar com a vela do seu barco, a asa do vento sul impede-o de sobrar sobre a terra.
Durante seu julgamento com os deuses, Adapa se recusa a se alimentar do pão e da água da vida. Aquilo era um teste, porque Adapa sabia que não poderia comer dos alimentos reservados aos deuses. O deus anuli pergunta: porque não Adapa não havia comido e bebido da água da vida se assim teria a vida eterna. 






Testemunhos de pessoas cultas e intelectuais respeito da veracidade da Bíblia para a sua vida.





William F. Albright- Detentor de 30 títulos de doutorado. Suas pesquisas sobre a Bíblia revelou em suas próprias palavras que:
Não há a menor dúvida que a arqueologia confirma a historicidade substancial da tradição presente no Antigo Testamento... Descoberta após descoberta tem confirmado a exatidão de inúmeros detalhes e feito crescer o reconhecimento da Bíblia como uma valiosa fonte histórica.





 
Dr. Nelson Blueck- Renomado arqueólogo judeu que chegou a ser capa da revista Time nos anos 60. Depois de participar de vários sítios arqueológicos em Israel e colecionar em seu currículo uma lista de dezenas de livros e artigos técnicos sobre arqueologia, ele declarou: Pode-se afirmar categoricamente que nenhuma descoberta arqueológica tem jamais desmentido uma referência bíblica


 

Isaac Newton (descobriu a lei da gravidade e muitas outras coisas)
Nós encontramos mais marcas da autenticidade da Bíblia do que da história secular.





Louis Pasteur- Um dos maiores nomes da história da medicina e da microbiologia. Graças a ele temos hoje os processos de esterilização e pasteurização dos alimentos.
Quanto mais conheço a Bíblia, mais minha fé aumenta.




Francis Bacon- Considerado por muitos o pai do moderno método científico e um dos fundadores na academia real de Londres. Ele disse: Há dois livros que devemos sempre estudar: As escrituras que nos previnem do erro e revelam a vontade de Deus e a criação, que expressa o seu poder.
 


 
Johannes Kepler- considerado o fundador da astronomia física (descobriu as leis do movimento planetário e anunciou a harmonia das mecânicas celestes). Seus estudos o levaram a validar muitos aspectos da cronologia Bíblica.
A respeito da Bíblia ele diz: ...Pensar os pensamentos de Deus depois dele.


 

Wernher Von Braun- Um dos mais conhecidos cientista PHD da universidade de Berlim. Foi um dos maiores especialistas em projeção e lançamento de foguetes da NASA.
Não consigo entender como um cientista tem a capacidade de não reconhecer a presença de uma racionalidade superior e divina por detrás da existência do universo. Seria o mesmo que um teólogo que resolvesse negar os avanços da ciência moderna.

 



Lee Strobel- Foi um brilhante jornalista investigativo e ateu convicto, resolveu então entrevistar vários especialistas em história, filosofia, ética arqueologia e teologia com o fim de desacreditar da Bíblia, mas acabou se convencendo da veracidade da Bíblica e hoje é um pregado do evangelho e autor de vários livros apologético de defesa racional das Escrituras.




Austin Miles- Professor. Em sua fase ateísta ele escreveu Dont call me brother(anti bíblico) onde apontava argumentos racionais para não ser religioso muito menos crente fervoroso das Escritura. Foi um grande constrangimento para os críticos quando Austin Miles resolveu entregar seu coração a Cristo e foi a público pedir perdão aos céus pelo livro que havia publicado. Hoje ele prega para pessoas céticas, como ele mesmo foi um dia.

 


Fonte: Arqueologia Bíblica:DVD Evidências- Rodrigo Silva

Autora: Gleisy/ Dayse Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário